fbpx
Procurar
Close this search box.

Blog

-

Formação Profissional: a estratégia para as empresas

Formação Profissional: a estratégia para as empresas

Já lá vai o tempo em que se esperava que os colaboradores desempenhassem a mesma tarefa durante anos, sem necessidade de estarem em constante evolução. No atual mercado de trabalho em rápida mutação, tanto as empresas como as equipas de trabalho enfrentam desafios exigentes que requerem respostas rápidas e eficazes. A formação profissional poderá ser a estratégia para dar resposta aos desafios diários.
Também conhecida como formação contínua, é vista como uma das melhores soluções para acompanhar a evolução do panorama empresarial. Com colaboradores formados, as equipas tornam-se motivadas, especializadas e eficientes.

Em que consiste a Formação Profissional?

De acordo com a Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT) a formação profissional baseia-se no Sistema Nacional de Qualificações (SNQ) e tem como objetivo habilitar os trabalhadores com conhecimentos e competências necessários ao desempenho eficaz das suas funções no ambiente laboral.
A formação profissional está enquadrada no Código do Trabalho através do artigo nº131 da Lei nº 7/2009 de 12 de fevereiro que menciona que o colaborador deve ter um número mínimo de quarenta horas anualmente.
A formação profissional beneficia não só as equipas de trabalho bem como a empresa no seu todo, pois é uma ferramenta essencial para o crescimento pessoal e profissional. Além disso, pode contribuir para o bem-estar físico e mental, o que é essencial para um equilíbrio saudável entre a vida profissional e pessoal. As entidades patronais que investem no desenvolvimento dos seus colaboradores colhem os frutos em termos de aumento de produtividade, motivação e um ambiente de trabalho positivo.

Formação Profissional
Equipamentos de Proteção Individual

Benefícios de investir na formação contínua:

Para a entidade empregadora:

  • Menor rotatividade da equipa
  • Menos acidentes de trabalho
  • Cumprimento das leis laborais
  • Menor absentismo
  • Melhor imagem da empresa
  • Promover a qualidade do serviço
  • Maior satisfação e fidelização dos clientes

Para as equipas de trabalho:

  • Adquirir novas competências
  • Aumentar a sua autoconfiança e aumentar a sua motivação
  • Facilitar a progressão na carreira
  • Maior autoconfiança para novos desafios profissionais

A MetSep desenvolve ações de formação profissional adaptadas à necessidade de cada empresa, uma vez que é constituída por uma equipa especializada que aborda e personaliza os conteúdos, de acordo com a legislação de cada setor profissional. É uma empresa certificada pela DGERT enquanto entidade formadora, no âmbito do disposto na Portaria n.º 851/2010, de 6 de setembro, nas áreas de educação e formação:

A formação não tem preço, a sua falta tem um custo demasiado elevado. Pense nisso!

Partilhar: