fbpx
Procurar
Close this search box.

Blog

-

Saúde Ocupacional: Uma vantagem para as empresas

Saúde Ocupacional: Uma vantagem para as empresas

A Saúde Ocupacional, ou Medicina do Trabalho, é conhecida por ser o setor que trata dos exames de admissão. No entanto, existem muitas mais atividades que esta área trata.

O que é a Saúde Ocupacional?

A Direção-Geral de Saúde (DGS) define a Saúde Ocupacional como “uma área de intervenção que valoriza o local de trabalho como espaço privilegiado para a prevenção dos riscos profissionais, a proteção e promoção da saúde e o acesso dos trabalhadores aos Serviços de Saúde e Segurança do Trabalho”.

Neste sentido, está relacionada com os direitos e condições dos trabalhadores e está “de mão dada” com a Segurança no Trabalho.

A prevenção tanto de doenças como o surgimento de problemas para os trabalhadores no ambiente de trabalho é o principal objetivo. Assim, a Saúde Ocupacional está direcionada para as condições laborais, como o estado físico, emocional e o próprio ambiente de trabalho dos colaboradores. Logo, acautela contra riscos aos que cada colaborador está exposto.

Assim sendo, podemos afirmar que, com a Saúde Ocupacional, é possível obter um ambiente de bem-estar para os trabalhadores de uma empresa, o que também se irá traduzir como algo positivo para os empresários.

Consulta Saúde Ocupacional
Consulta

É obrigatória?

Sim, a implementação da Saúde Ocupacional é obrigatória para qualquer tipo de empresa ao abrigo da Lei 102/2009, de 10 de setembro e da Lei 95/2019, de 4 de setembro.

No entanto, é de destacar que, apesar da obrigatoriedade, a Saúde Ocupacional também se traduz num elo importante para estabilidade de qualquer empresa. As ausências provocadas por acidentes de trabalho, doenças profissionais e a ausência de bem-estar no trabalho traduz-se num verdadeiro transtorno. Simultaneamente todas estas situações levam a um desequilíbrio tanto na produção, desempenho como na qualidade e competitividade dos produtos e serviços de uma empresa.

Legislação Saúde Ocupacional
Legislação

 

Quais são os serviços prestados no âmbito da Saúde Ocupacional?

Conte com a Metsep e a nossa equipa multidisciplinar, constituída por médicos e enfermeiros do trabalho, que acompanha de forma contínua os colaboradores das empresas de diversas áreas.

A MetSep possui uma rede de protocolos com entidades de saúde, de forma a disponibilizar o serviço de consultas médicas e exames a nível nacional. Ao mesmo tempo, dispomos de uma Unidade de Saúde Móvel para poder chegar a quem não chega a nós (Circular Normativa Nº06/DSPPS/DCVAE da DGS).

Pode consultar em maior detalhe os nossos serviços clicando neste link: https://met-sep.com/saude-do-trabalho/

 

Na metsep acreditamos que a Prevenção é a melhor opção desde 1999.

Previna a sua empresa com Segurança e Saúde no trabalho e, ao mesmo tempo, garanta a implementação da Saúde Ocupacional. Garanta a Segurança e Saúde dos seus colaboradores:

Conte connosco!

Peça já a sua proposta, basta clicar neste link: https://met-sep.com/pedido-de-proposta/

ou contacte-nos através de:

E-mail: geral@met-sep.com

Telefone: 258 811 952 (chamada para a rede fixa nacional)

Dias úteis das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00

Partilhar: