No contexto do Controlo de Pragas, uma praga ou peste consiste em surtos de espécies animais. São nocivas, destruem a nossa propriedade, ecossistemas e propagam doenças para os humanos e outros animais.
Ao mesmo tempo, num estabelecimento do setor alimentar, as pragas supõem um risco elevado. Devido ao grande poder de contágio que provocam ao contactar com alimentos, contaminando-os, as pragas tornam qualquer empresa num local de risco.
Existe vários tipos de pragas, mas os mais comuns em Portugal são:
São várias as causas que levam a uma infestação de pragas, nomeadamente: a falta de higiene, o acesso a alimento, um ambiente acolhedor, entre outras.
Estas podem entrar facilmente nas nossas instalações. Por orifícios, no nosso calçado, nas embalagens entregues, equipamentos que foram para reparação, nos veículos de transporte ou até mesmo dos nossos animais domésticos. Assim, uma vez alocados em locais que favoreçam a proliferação, as pragas podem tornar-se num verdadeiro pesadelo.
Existem várias medidas para evitar que venha a ter este problema.
Primeiramente, devemos conferir o estado das instalações do nosso local. As mesmas devem estar em bom estado de conservação, pois as pragas entram facilmente por espaços pequenos ou buracos. Ao mesmo tempo, devemos manter fechados, ralos, drenos, orifícios e qualquer conduto que possa servir de entrada para estes animais.
Por outro lado, devemos garantir que a ligação ao exterior também está protegida com sistemas contra insetos. Desde as janelas às portas, a colocação de uma rede de proteção irá facilitar no controlo do surgimento de pragas.
Simultaneamente, devemos garantir uma limpeza eficaz em todas as instalações, assim como praticar uma gestão de resíduos eficaz. Devemos sempre manter um Plano de Higienização das instalações.
Recorrendo ao nº3 e nº4 do Capítulo IX do Anexo II do Regulamento (CE) nº 852/2004 de 29 de abril e suas alterações, refere que:
“(…)
(…)”
Assim, devemos aplicar procedimentos para evitar qualquer possível contacto com pragas. O correto armazenamento e acondicionamento dos alimentos é fundamenta para prevenir qualquer risco de contágio.
Na Metsep contamos com uma equipa que lhe irá ajudar a solucionar o problema e com produtos especializados e autorizados para o combate de pragas.
Contudo, de forma a garantir um trabalho o mais eficaz possível, em caso de infestações é necessário que:
Assim que a nossa equipa chegue ao local irá realizar todos os procedimentos necessários. Os nossos técnicos irão executar um plano de controlo. O procedimento consiste na elaboração de um programa de manutenção das estações de iscos, assim como a elaboração de um relatório sobre ações preventivas previstas no programa de controlo.
Com um simples contacto os nossos técnicos de Controlo de Pragas irão apresentar-lhe as melhores soluções. Não deixe as pragas chegarem invadirem a sua empresa. Garanta a segurança do seu local, dos seus clientes e colaboradores. Previna-se.
Peça já a sua proposta, basta clicar neste link: https://met-sep.com/pedido-de-proposta/
ou contacte-nos através de:
E-mail: geral@met-sep.com
Telefone: 258 811 952 (chamada para a rede fixa nacional)
Dias úteis das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00
Partilhar: